O projeto EpiEVTestis tem como objetivo explorar um conjunto de novos biomarcadores de cancro do testículo – os microRNAs da família 371-373. Estes biomarcadores foram recentemente validados para uso na prática clínica (estando a ser implementados no IPO Porto através do Serviço de Anatomia Patológica), mas subsistem várias questões sobre como melhor tirar partido da sua utilização em benefício dos doentes afetados por cancro do testículo, que é tumor maligno mais frequente em adultos jovens do sexo masculino. A sua pesquisa em vesículas extracelulares extraíveis de biópsias líquidas vai permitir o aperfeiçoamento da abordagem clínica destes doentes, nomeadamente uma deteção mais precoce, diagnóstico mais seguro, bem como tratamento e seguimento mais adaptados ao grau de agressividade de cada tumor.
Este projeto, coorientado pelo Prof. Doutor Rui Henrique e a Prof. Doutora Carmen Jerónimo, resulta de uma colaboração entre o Serviço de Anatomia Patológica, a Clínica de Urologia e o Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO Porto (GEBC-CI-IPOP), num esforço conjunto de melhoria dos cuidados de saúde prestados a estes doentes jovens.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 30 de janeiro, no auditório do Hospital CUF Porto.
O investigador, também professor convidado do ICBAS-UP, ao longo do seu percurso académico e profissional tem recebido vários prémios e se diferenciado na liderança da linha de investigação na área dos tumores do testículo.
O conteúdo Bolsa CUF D. Manuel de Mello distinguiu investigador do IPO Porto aparece primeiro em IPO-PORTO.