O estudo “Impacto financeiro dos ensaios clínicos no acesso às terapêuticas inovadoras” do IPO do Porto é o projeto vencedor da 1ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” na categoria Sustentabilidade Económica.
Trata-se de um projeto que visa monitorizar e avaliar o impacto financeiro dos ensaios clínicos da iniciativa da indústria farmacêutica, tendo em consideração o contexto de subfinanciamento significativo dos custos associadas ao tratamento de doentes oncológicos, nomeadamente dos medicamentos antineoplásicos. Deste modo, espera-se que os ensaios clínicos não proporcionem apenas acesso antecipado a terapêuticas inovadoras, sem custos diretos para a instituição, mas que também contribuam para a sustentabilidade financeira da Instituição. Em conclusão, este estudo pretende também ser um catalisador para mudanças positivas, estabelecendo um precedente para que os Estabelecimentos de Saúde do Serviço Nacional de Saúde, que também enfrentam desafios financeiros, promovendo soluções sustentáveis e inovadoras através de uma estratégia de financiamento alternativa à tutela.
Outra notável conquista foi a menção honrosa concedida ao projeto “Tríade Sustentável: Equilíbrio entre sustentabilidade social, ambiental e económica” na categoria “Sustentabilidade Social”.
Nesta categoria, o IPO Porto submeteu um projeto que tem instalado no edifício da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Região Norte, designado por Centro Hoteleiro de Apoio (CHA), com uma capacidade de alojamento para 73 doentes, com todas as condições necessárias para alojar e fornecer refeições, com o acompanhamento permanente dos profissionais do Instituto. Com a operacionalização desta solução, o instituto conseguiu alcançar ganhos em termos de qualidade de vida para os doentes, humanizando a prestação de cuidados de saúde em doentes vulneráveis, além de reduzir a pegada ecológica e os custos inerentes ao transporte diário dos doentes em ambulância.
Os vencedores das quatro categorias – social, económica e ambiental e transformação digital – do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” foram anunciados numa cerimónia realizada hoje no Auditório da Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). O evento contou com a presença de diversas personalidades notáveis e líderes do setor de saúde, tecnologia e inovação em Portugal. A representar o IPO do Porto, estiveram presentes na cerimónia Sónia Cruz (Vogal Executiva do Conselho de Administração), Rute Marques (Diretora do Serviço de Gestão de Transportes de Doentes), Ana Sofia Oliveira (Diretora do Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão), Manuel Freitas (Diretor Gabinete de Qualidade) e Luísa Prada ( Farmacologista Clínica).
A 1ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” celebrou as melhores práticas e inovações em prol da sustentabilidade da saúde em Portugal, e destacou as práticas inovadoras que impulsionam o sistema de saúde do país para um futuro mais sustentável e centrado no cidadão.
O conteúdo “Prémio Inovação em Saúde” distingue IPO Porto em duas categorias aparece primeiro em IPO-PORTO.