A investigação, liderada por José Alexandre Ferreira, investigador do Grupo de Patologia e Terapêutica Experimental do CI-IPOP, e conduzida por Rui Freitas, aluno de doutoramento do mesmo grupo, destaca a importância da investigação dos glicanos e proteínas a eles associadas (glicoproteínas), permitindo expandir o repertório de antigénios tumorais para atingir a célula tumoral com maior precisão.
O investigador explica que o processo envolveu várias etapas, desde a identificação de glicoproteínas específicas nos tumores até à implementação de abordagens biotecnológicas para sintetizar a vacina. Testes em animais já realizados confirmam a sua segurança e capacidade para estimular o sistema imunitário a reconhecer especificamente células tumorais.
Apesar dos resultados promissores, José Alexandre Ferreira enfatiza que ainda existem desafios muito relevantes a serem superados antes da aplicação clínica da vacina. Um dos principais é a capacidade de superar o ambiente imunossupressor induzido pelos tumores mais agressivos. Para enfrentar isso, a equipa está a explorar novas moléculas que permitirão aumentar a resposta imunitária do corpo, bem como a combinação com terapias já existentes.
A vacina está atualmente em testes pré-clínicos para tumores digestivos e urológicos, mas os investigadores acreditam que ela possa ser aplicada a uma variedade de tipos de cancro no futuro. Espera-se que a abordagem possa melhorar significativamente os tratamentos existentes e contribuir para prevenir a recidiva da doença.
A invenção já foi patenteada e o estudo publicado no Journal of Controlled Release (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0168365924000804), envolvendo uma colaboração entre investigadores do CI-IPOP-RISE, i3S e ICBAS/FCUP e REQUIMTE. Este trabalho foi ainda financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através dos projectos RESOLVE (https://doi.org/10.54499/PTDC/MED-OUT/2512/2021) e REVERENT (https://doi.org/10.54499/2022.03621.PTDC).
O conteúdo Investigadores do IPO Porto desenvolvem protótipo de vacina para cancro aparece primeiro em IPO-PORTO.